INTERNAMENTO MISTO FOI CASO EXCECIONAL
2026-05-27 21:07:22

Hospital passa a dispor de Unidade de Ambulatório de Medicina Interna Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) inaugurou ontem a Unidade de Ambulatório de Medicina Interna (UAMI), uma valência que permite tratar doentes que necessitam de terapêutica hospitalar e avaliação diagnóstica sem recurso a internamento, com permanências inferiores a oito horas anamelo@acorianoorientalpt A Unidade de Ambulatório de Medicina Interna (UAMI) indica que esta “destina-se essencialmente a doentes que necessitam fazer terapêutica hospitalar” e que têm “necessidade também de avaliação diagnóstica”, mantendo os utentes sob "vigilância médica e de enfermagem” por um período inferior a oito horas. A explicação foi apresentada ontem durante a cerimónia de inauguração da nova valência do hospital, pela médica internista do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) Patrícia Aranha. Esta nova unidade irá operar nos dias úteis entre as 7h30 e as 15h30, sendo que, em termos de estrutura fisica e capacidade, está organizada para receber até seis doentes em simultâneo, com uma permanência prevista inferior a oito horas. O espaço possui uma área de tratamento com: um espaço equipado com quatro cadeirões terapêuticos e duas camas, destinado à realização de procedimentos e monitorização; uma sala de enfermagem e equipamentos como monitores clínicos, eletrocardiograma e carro de emergência; e capacidade de diagnóstico. Em termos de recursos humanos, a UAMI possui dois médicos internistas, três enfermeiros e o apoio de um assistente técnico, um assistente técnico de saúde eum assistente operacional. A enfermeira Cristina Barroso realçou que esta equipa permite uma abordagem multidisciplinar integrada, baseada na atuação de uma equipa médica e de enfermagem diferenciada, que trabalha em articulação com os restan-tes serviços hospitalares e com os cuidados de saúde primários. Na apresentação do projeto, o médico Luís Silva realçou que se trata de um projeto que já existe há seis anos, mas que óagora foi possível materializar. “Este projeto está em cima da mesa já há mais de seis anos, só que é dificil arranjar o espaço e a equipa”, explicando quea a materialização do projeto só foi possível agora graças à identificação de um espaço adequado e ao apoio da direção clínica, concluindo que “finalmente, ao fim de seis anos, podemos ver a luz ao fim do túnel” Esta necessidade de atualização das respostas assistenciais foi também reforçada pOr Patrícia Aranha, que referiu que, desde a sua chegada ao hospital há oito anos, já se discutia a necessidade de uma valência deste género para lidar com a complexidade crescente dos doentes. Hospital de Ponta Delgada explicou contornos que motivaram decisão PãGINA 11 EDUARDO RESENDES UAMI irá operar nos dias úteis entre as 7h30 e as 15h30 e está organizada para receber até seis doentes Ana Carvalho Melo