CALOR NÃO DÁ TRÉGUAS (E PRESSIONA SNS). AS IMAGENS DE LISBOA NESTES DIAS
2026-05-27 21:08:30

Em Lisboa, os turistas tentam refrescar-se enquanto fazem fila em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, como mostram as imagens na galeria. Todos os distritos do continente, com exceção de Faro, estão até ao final do dia de quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Em Lisboa, os turistas tentam refrescar-se enquanto fazem fila em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, como mostram as imagens na galeria acima. A Europa Ocidental enfrentou mais um dia de temperaturas recorde, com uma onda de calor que está a trazer temperaturas muito acima do normal para o mês de maio. Em causa está uma "cúpula de calor", um sistema de alta pressão que retém o ar quente, procedente do norte de África, sobre o continente. As altas temperaturas registadas em grande parte da Europa obrigaram as autoridades de vários países a emitir alertas de calor e a tomar precauções extremas para evitar incêndios florestais. Por cá, as temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus (em Bragança, Viana do Castelo, Leiria e Setúbal) e os 23 (em Portalegre) e as máximas entre os 29 (em faro e Viana do Castelo) e os 38 (em Santarém e Évora). De acordo com o IPMA, o tempo quente vai manter-se em Portugal continental com temperaturas elevadas, estando praticamente todo o território em onda de calor. O IPMA prevê para os próximos dias para várias regiões do país perigo de incêndio muito elevado e elevado. Ontem, a vila de Mora, em Évora, registou quase 40ºC, assim como a estação meteorológica de Alcochete, que chegou a registar 38.8ºC. O cenário deverá repetir-se esta quarta-feira, dados que serão disponibilizados pelo IPMA amanhã. Calor já fez aumentar a procura dos serviços de saúde A subida das temperaturas fez aumentar a procura do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o nível de prontidão dos planos de contingência, revelou a ministra da Saúde, Ana Paula Martins "Nós já lançámos um alerta, naturalmente um alerta de nível 1 em termos do plano de contingência devido a este calor extremo e, neste momento, temos uma procura substancialmente maior", disse a governante. Questionada pelos jornalistas à saída da sessão de apresentação do Índice de Saúde Sustentável, hoje apresentado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a ministra disse que o nível de preocupação das autoridades aumentou, mas garantiu que o Serviço Nacional de Saúde está preparado. "Neste momento, já temos o INEM com um número muito considerável de chamadas, de pedidos de apoio por causa do excesso de temperatura que se está a verificar. Mas estamos preparados, naturalmente, muito vigilantes e, hora a hora, a acompanhar a situação", afirmou. Notícias ao Minuto, Lusa