pressmedia logo

CALOR JÁ FEZ AUMENTAR A PROCURA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE. QUE CUIDADOS DEVE TER?

Público Online

2026-05-27 21:08:50

Todos os distritos de Portugal continental, com excepção de Faro, estão hoje e na quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente. Beber mais água é a principal recomendação da DGS. A subida das temperaturas fez aumentar a procura do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o nível de prontidão dos planos de contingência, revelou a ministra da Saúde, Ana Paula Martins. “Nós já lançámos um alerta, naturalmente um alerta de nível um em termos do plano de contingência devido a este calor extremo e, neste momento, temos uma procura substancialmente maior”, disse a governante. Questionada pelos jornalistas à saída da sessão de apresentação do Índice de Saúde Sustentável, apresentado esta quarta-feira no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a ministra referiu que o nível de preocupação das autoridades aumentou, mas garantiu que o dispositivo público está preparado para a actual onda de calor de Primavera. Que cuidados ter durante uma onda de calor? Beber água com frequência, pelo menos 1,5 litros por dia; Permanecer em ambientes frescos ou climatizados, pelo menos durante duas a três horas por dia; Evitar a exposição directa ao sol, principalmente entre as 11h e as 17h; Utilizar roupas de cor clara, leves e largas, que cubram a maior parte do corpo, chapéu e óculos de sol com protecção ultravioleta. Leia mais: Com as temperaturas a aumentarem, perigos e cuidados a ter em dias de calor   “Neste momento, já temos o INEM com um número muito considerável de chamadas, de pedidos de apoio por causa do excesso de temperatura que se está a verificar. Mas estamos preparados, naturalmente, muito vigilantes e, hora a hora, a acompanhar a situação”, afirmou. Onda de calor até 15 dias Todos os distritos de Portugal continental, com excepção de Faro, estão hoje e na quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O aviso nos 17 distritos vai vigorar entre as 9h desta quarta-feira e as 18h de quinta-feira, face à previsão de persistência de valores elevados da temperatura máxima. O IPMA informa que o calor excessivo teve início a 20 de Maio e que “é muito provável que a onda de calor persista e até se possa estender a mais regiões do território continental”. A onda pode durar até 15 dias em alguns distritos. Recomendações da DGS Tendo em conta as previsões de temperaturas elevadas, a Direcção-Geral da Saúde já emitiu diversas recomendações à população, entre elas a ingestão frequente de água (pelo menos 1,5 litros por dia) e a permanência em ambientes frescos ou climatizados, pelo menos durante duas a três horas por dia. Recomenda igualmente que se evite a exposição directa ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00, assim como a utilização de roupas de cor clara, leves e largas, que cubram a maior parte do corpo, chapéu e óculos de sol com protecção ultravioleta. Pede especial atenção aos grupos mais vulneráveis ao calor, como crianças, pessoas idosas, doentes crónicos, grávidas ou trabalhadores com actividade no exterior. Beber mais água é uma das melhores formas de ajudar o corpo a suportar temperaturas elevadas NUNO VEIGA / LUSA Lusa