pressmedia logo

CENTRALIZAÇÃO DE ANÁLISES E EXAMES NOS HOSPITAIS

TSF

2026-05-27 21:09:12

O alerta está hoje no Jornal de Notícias. Duas das associações que representam laboratórios privados de patologia clínica e outros centros de exames complementares de diagnóstico estão a alertar para a desertificação deste tipo de serviços em várias zonas do país, especialmente no Algarve e no Alentejo, onde a distância entre um utente de um laboratório pode ser superior a 1 hora e 20 de viagem. A culpa é da concentração dos serviços dentro dos hospitais por iniciativa do Serviço Nacional de Saúde que está internalizar estes serviços e também do fecho dos centros privados que deixando de prestar serviços para o Estado deixam de ser rentáveis. Nuno Castro Marques, da Associação Nacional de Laboratórios Clínicos, lembra que há 40 anos que existe este sistema e que a mudança para o Serviço Nacional de Saúde vem dificultar a vida dos utentes.