GRÁVIDAS DO ALTO MINHO VÃO TER MESMO QUE LIGAR ANTES DE IREM AO HOSPITAL
2026-05-27 21:09:13

A partir de 01 de junho A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) anunciou que, a partir de 01 de junho, “passa a ser reforçado o contacto prévio com a Linha SNS24” na área de Obstetrícia e Ginecologia. Em comunicado, a ULSAM explica que a medida é imposta “no âmbito das orientações definidas pela Portaria n.º 93/2026/1” e “tem como objetivo garantir uma melhor orientação clínica, o encaminhamento adequado das utentes e uma resposta mais segura e eficaz no acesso aos cuidados de saúde”. “Assim, sempre que surjam situações relacionadas com gravidez ou saúde ginecológica, a população deve contactar primeiro a Linha SNS 24 Grávida/Ginecologia, através do número 808 24 24 24, onde será feita a avaliação da situação e indicada a melhor resposta a seguir”, avisa a ULSAM, acrescentando que “este contacto prévio permite melhorar a organização dos serviços, reduzir tempos de espera e assegurar que cada situação é encaminhada para o nível de cuidados mais adequado”. Por isso, ULSAM reforça contacto prévio com a Linha SNS 24 na área de Obstetrícia e Ginecologia a partir de 1 de junho A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) informa a população que, a partir do dia 1 de junho, passa a ser reforçado o contacto prévio com a Linha SNS 24, no âmbito das orientações definidas pela Portaria n.º 93/2026/1, antes da deslocação aos serviços de urgência de Obstetrícia e Ginecologia. Esta medida tem como objetivo garantir uma melhor orientação clínica, o encaminhamento adequado das utentes e uma resposta mais segura e eficaz no acesso aos cuidados de saúde. Assim, sempre que surjam situações relacionadas com gravidez ou saúde ginecológica, a população deve contactar primeiro a Linha SNS 24 Grávida/Ginecologia, através do número 808 24 24 24, onde será feita a avaliação da situação e indicada a melhor resposta a seguir. A ULSAM sublinha que este contacto prévio permite melhorar a organização dos serviços, reduzir tempos de espera e assegurar que cada situação é encaminhada para o nível de cuidados mais adequado. Por isso, a instituição “apela à colaboração de todos os utentes, reforçando a importância deste procedimento para um Serviço Nacional de Saúde mais eficiente, seguro e centrado nas necessidades das pessoas”. O MINHO