BREVE - SEMINÁRIO SOBRE O BARROCO E A POLIFONIA EM PORTUGAL DECORRE EM HOTEL DO BOM JESUS
2026-06-28 06:01:03

Música. No âmbito da 13.ª edição do Festival de Polifonia Portuguesa (FPP), promovido pela Fundação Cupertino de Miranda, decorre no próximo dia 3 de julho, às 16h00, o seminário “O Barroco e a Polifonia em Portugal”, na Sala Lazer do Hotel do Elevador, no Bom Jesus do Monte, em Braga. Criado em 2011, o Festival de Polifonia Portuguesa tem como objetivo promover a música polifónica dos séculos XVI e XVII, valorizando simultaneamente espaços de elevado interesse histórico e arquitetónico ligados ao período barroco. Este ano, o certame assinala a sua 13.ª edição. O seminário reúne três especialistas para abordar diferentes perspetivas da música e da cultura barroca em Portugal. Owen Rees, diretor dos Contrapunctus, apresentará a comunicação “Continuidades da prática polifónica: a Missa pro defunctis em Portugal no século XVII e um Requiem de Braga”. Segue-se Elisa Lessa, professora associada da Universidade do Minho, com uma intervenção sobre a ação musical na Arquidiocese de Braga durante os arcebispados de D. Frei Bartolomeu dos Mártires e D. Frei Agostinho de Jesus. O programa encerra com a conferência “Do Barroco de Corte ao Barroco Regional”, por José Manuel Tedim, professor associado da Universidade Portucalense. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória, através do site ca Fundação Cupertino de Miranda.